Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas apresenta exposição “Pop Art no IFSul”

Câmpus Pelotas apresenta exposição “Pop Art no IFSul”

Exposição se estende até o dia 28 de abril

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h12
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h12

O câmpus Pelotas está apresentando a exposição “Pop Art no IFSul”, quem quiser visitá-la pode fazê-lo até o dia 28 de abril, no saguão do câmpus. Com a chegada da industrialização nos Estados Unidos, a produção em massa de produtos e uma mídia que desgasta o uso da imagem de personalidades, faz surgir na década de 1960 a Pop Art, um movimento artístico que encontra o cenário perfeito para dar início a sua crítica a essa sociedade de consumo que, se retroalimentando dessa crítica, acaba por gerar ainda mais consumo.

Assim a Pop Art torna-se o primeiro movimento da contemporaneidade, tendo como características o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos, a repetição das imagens e a reprodução técnica.

No Brasil, a Pop Art tem como cenário a Ditadura Militar, que acontece também na década de 1960, sendo este o foco da crítica realizada pelos artistas do Pop Art no país, denunciando a violência e a censura.

Tendo a Pop Art como referência os alunos da turma 5V do curso de Design de Interiores, 5V de Edificações, 5N e 5V de Eletrotécnica e 6V de Eletrônica, produziram trabalhos realizando uma crítica ao momento atual, tendo como foco as mídias digitais, questões sociais e políticas.

Juntamente com a exposição "Pop Art no IFSul", ocorre a exposição sobre Neo-expressionismo, que tem como características a pintura rápida, que provoca a sensação de caos e a figuração com traços expressivos. Também sob coordenação do professor Alex Sena, estes trabalhos, produzidos pelos alunos da turma 5V do curso de Design de Interiores, podem ser vistos no corredor do curso de Design.

Com Informações da Comunicação Social do câmpus Pelotas

Assunto(s): Pop Art