Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFSul vai à Câmara de Pelotas reivindicar ampliação da meia passagem estudantil
Últimas notícias

Extensão do benefício a estudantes dos cursos FIC e ampliação da meia passagem nos finais de semana integraram a pauta da reunião

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 16h15
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2016, 16h47

A fim de reivindicar o acesso à meia passagem nos finais de semana aos estudantes dos câmpus do instituto localizados em Pelotas, o reitor do IFSul, Marcelo Bender, reuniu-se com o presidente da Câmara do município, Ademar Ornel, nesta quinta-feira (03). Além dessa pauta, o reitor defendeu a proposta de ampliação da meia passagem para os estudantes dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que atualmente não possuem o direito ao benefício. A legislação atual restringe a meia passagem apenas aos alunos de cursos com mais de um ano de duração.

As alterações apoiadas por Marcelo Bender fazem parte de duas emendas levadas à apreciação da Câmara do município. Mesmo concedido há anos, o benefício da passagem estudantil reduzida em Pelotas ainda não é regulamentado por lei.

A justificativa para a extensão do benefício nos dias não letivos, de acordo com o reitor, baseia-se na necessidade de envolvimento dos alunos nos projetos, atividades extracurriculares e cursos da instituição que acontecem nesses dias. “O ensino profissional, muitas vezes, exige a presença dos alunos na escola em dias e horários alternativos aos das aulas. Impedir que eles tenham acesso à meia passagem é impedir também que eles tenham acesso à complementação do processo de formação profissional, e a iniciativa das emendas é justamente de proporcionar isso”, ressaltou o reitor. Na reunião, Bender citou o exemplo dos alunos que trabalham de segunda a sexta-feira e possuem apenas o fim de semana para atividades práticas e desenvolvimento de projetos.

Em relação à ampliação do benefício aos estudantes dos cursos FIC, será feito um levantamento do número de alunos que seriam contemplados nessa modalidade para apresentar os impactos da alteração à Prefeitura. Além disso, antes da votação do projeto de lei pelo legislativo, o Conselho Municipal de Transportes (CMT) também deve emitir seu parecer sobre o caso.

Próximos passos

Nos próximos dias, Bender irá formalizar o pedido levado ao presidente do legislativo, justificando a necessidade de assegurar a meia passagem a todos os alunos, independentemente da carga horária de seus cursos. No documento, será enfatizada a necessidade de os estudantes da educação profissional receberem esse incentivo para darem continuidade aos estudos e ampliarem o contato com a realidade que encontrarão no espaço profissional, saindo do instituto com a adequada preparação para o mundo do trabalho.