Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do câmpus Bagé escrevem histórias de trabalhadores para revista

Alunos do câmpus Bagé escrevem histórias de trabalhadores para revista

Histórias sobre a vida de trabalhadores são contadas em publicação feita em parceria com Unipampa

• Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 13h28
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2016, 13h28

Um grupo de alunos do câmpus Bagé lançou, em parceria com a Unipampa (Universidade Federal do Pampa), a revista “Histórias de Trabalho em Bagé: figurações, memórias e afetos”. Na publicação, estão reunidos 18 textos literários que contam os afazeres diários, as dores e alegrias de diferentes profissionais.

A ex-estudante do curso técnico em informática, Alice Huber Cunha, escreveu para a revista sobre a vida de uma transexual que trabalhava como prostituta. Para ela, que já havia feito parte do projeto quando escreveu para o livro “Narradores de Bagé”, em 2015, o que era um trabalho avaliativo, ganhou um novo significado. “Todo esse trabalho que eu venho fazendo me ajudou muito na capacidade de observar e de transformar essas observações em literatura. A minha experiência acadêmica foi enriquecida de uma forma que não teria sido se eu não tivesse entrado nesse projeto”, ressalta.

O estudante do sétimo semestre de agropecuária, Luiz Miguel Saes, está participando do projeto pela primeira vez com a publicação da história de um escritor. Ele revela que o texto é ficcional, inspirado na vida de vários escritores que conhece. “Sempre gostei muito dos escritores da cidade, gostava de acompanhar as pessoas que escrevem e que são daqui. Pude homenagear a eles e a todos. Gosto de pesquisar história e às vezes escrevo, mas este é o meu primeiro texto literário”, diz.

A publicação da revista é uma parceria com o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) da Unipampa, coordenado pela professora Clara Dornelles. O impresso é comercializado, mas também será distribuído de forma gratuita em escolas e bibliotecas. O dinheiro arrecadado será destinado para a continuação do projeto, com a publicação de novas edições da revista.

Com fotos e informações de Giuliana Bruni.