Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretoria de Assuntos Internacionais visita câmpus Jaguarão e escola técnica do Uruguai
Últimas notícias

No encontro, foi apresentado o histórico de cooperação binacional e discutidas novas formas de cooperação entre os países

• Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h32
  • Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h32

Na quarta-feira (18), o câmpus Jaguarão e a Escola Técnica de Rio Branco da UTU – Uruguai receberam visita da equipe da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI). O objetivo do encontro foi apresentar o histórico de cooperação com o país vizinho aos servidores do câmpus e estimular um debate sobre as formas de cooperação entre os países para além dos cursos binacionais já existentes.

De acordo com o diretor da unidade, Fabian Debenedetti, a equipe do câmpus considera que existem muitos desafios sociais peculiares da região de fronteira Jaguarão/Rio Branco e é necessário compreender as especificidades para atuar melhor com projetos integradores entre professores e estudantes. Os pedagogos do câmpus também se manifestaram sobre a participação mais efetiva no planejamento dos cursos binacionais e no desenvolvimento de ações que visem integrar os dois países e as duas instituições.

Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo de Idiomas do IFSul, professora Lydia Mulling da Motta, explanou sobre as ações do núcleo, a oferta de cursos do e-Tec Idiomas, as aplicações de teste de proficiência e esclareceu as dúvidas dos servidores. O núcleo pretende capacitar professores da fronteira para oferecer o curso de português como língua adicional do e-Tec Idiomas. O módulo I já vem sendo ofertado este semestre para professores colombianos, pela professora Denise Lacerda, e, segundo Lydia, tem obtido bons resultados e boa avaliação dos participantes.

O IFSul pretende ser centro aplicador do teste Celpe Bras, o teste de proficiência em língua portuguesa, coordenado pelo Inep. As aplicações começariam pela fronteira Brasil/Uruguai em 2017.