Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Temos compromisso com as próximas gerações”, diz autor do livro sobre o câmpus Pelotas-Visconde da Graça
Últimas notícias

Leonel Antunez lança “CaVG – uma escola: olhar de aluno” nesta sexta-feira

• Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 13h38
  • Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2016, 13h38

Alguém com mais de 90 anos já tem muita história para contar. Quando se trata de uma instituição, isso é ainda mais incontestável. Para que as histórias não se percam, no entanto, é preciso resgatá-las. E é a isso que se propõem fazer o servidor Leonel Antunez com o lançamento de seu segundo livro sobre a história do quase centenário câmpus Pelotas-Visconde da Graça. A obra “CaVG – uma escola: olhar de aluno” será lançada nesta sexta-feira (08), às 16h, no próprio câmpus.

O livro, que traz um relato dos acontecimentos marcantes da história do câmpus de 1923 até então, recupera, atualiza e dá sequência à proposta do primeiro livro lançado pelo autor, chamado “CaVG: história de um patronato”. Leonel, não descartando a possibilidade de, no futuro, encerrar uma trilogia sobre o câmpus, conta que, 20 anos após o primeiro livro, o lançamento do segundo surge da necessidade que sentiu em completar o trabalho iniciado.

Gratidão e compromisso com as próximas gerações

"O que eu faço no livro é tentar devolver um pouco do muito que o câmpus já me ofereceu" - Leonel Antunez, autor do livro

Além da motivação de dar continuidade à primeira obra, o autor fala da gratidão ao câmpus como principal estímulo ao seu trabalho. “O que eu faço no livro é tentar devolver um pouco do muito que o câmpus já me ofereceu”, conta Leonel, comentando que sua contribuição ao lugar que proporcionou sua formação e seu trabalho seria colaborar com o resgate histórico dos acontecimentos marcantes da instituição.

“Temos um compromisso com as próximas gerações, e o livro permite eternizar o trabalho das pessoas que fizeram e fazem a história da instituição”, destaca o autor, quando questionado sobre como imagina a leitura de sua obra no futuro. A possibilidade de que filhos, netos e demais descendentes dos profissionais que formaram o câmpus venham a ler sobre a contribuição de seus antecessores na área da educação é o que, segundo Leonel, motiva a realização de seu trabalho.

Modesto, o autor confessa não se considerar um escritor, mas “um organizador de uma história já existente sob um olhar carinhoso”, de quem mesclou grande parte de sua vida à trajetória do câmpus. Assim como ele percebe seu olhar impregnado de laços afetivos com o tema sobre o qual escreve, Leonel aposta a receptividade do livro no “vínculo eterno entre o aluno e a instituição que participa da sua formação”.

Lançamento contará com a presença de autoridades

A cerimônia de lançamento, seguida de sessão de autógrafos, será aberta ao público e contará com a presença do reitor Marcelo Bender, do diretor-geral do câmpus, Álvaro Luiz Carvalho Nebel, além de representantes da Universidade Federal de Pelotas e do Ministério da Agricultura.

SERVIÇO:

O quê: lançamento do livro “CaVG – uma escola: olhar de aluno”

Quando: sexta-feira (08), 16h

Onde: câmpus Pelotas-Visconde da Graça