Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do IFSul lança seu segundo livro sobre a história do câmpus Pelotas-Visconde da Graça
Últimas notícias

Lançamento da obra contou com sessão de autógrafos

• Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 16h15
  • Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 11h48

Mesclando passado e futuro, mais um dia histórico aconteceu no câmpus Pelotas-Visconde da Graça nessa sexta-feira (08). O lançamento do segundo livro do servidor Leonel Antunez, “CaVG – uma escola: olhar de aluno”, reuniu pessoas que fazem parte da história do mais antigo câmpus do IFSul. A cerimônia de lançamento foi seguida de sessão de autógrafos.

O livro, marcado por uma narrativa pessoal e afetuosa sobre o câmpus, traz também uma série de imagens que registram momentos marcantes da unidade. Trazendo fatos de 1923 até então, o livro recupera, atualiza e dá sequência à proposta da primeira obra lançada pelo autor, chamada “CaVG: história de um patronato”.

>>> LEIA TAMBÉM: “Temos compromisso com as próximas gerações”, diz autor do livro sobre o câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Ao lembrar que o lançamento do livro estava ocorrendo 20 anos após a publicação do primeiro, Leonel também ressaltou que na mesma semana a cidade de Pelotas completava mais um aniversário. A oportunidade de lançar sua obra na concomitância das duas datas fez o autor recordar que o câmpus participou de quase metade do tempo da história da cidade.

“Ao longo desses mais de 90 anos, muitos contribuíram com o câmpus, e meu receio de cometer injustiças não poderia me deixar cometer a maior injustiça de todas: a de não contar essa história", destacou o autor. Segundo ele, a grandeza do CaVG não se expressa no seu tamanho, mas nas milhares de pessoas que ajudou a formar: “a sua tradição se impõe em si mesma, porque essa escola foi criada com alma, e alma é para sempre”.

História feita de pessoas

A possibilidade de o livro materializar a história do câmpus é, segundo o diretor-geral Álvaro Nebel, a grande contribuição dada pela obra. O dirigente também destacou em sua fala a satisfação em estar à frente da direção nesse momento. “O que faz o CaVG são as suas pessoas e a história que carrega, e é por isso que o câmpus segue firme como escola no auge dos seus 93 anos”, ressaltou, falando sobre a nova realidade que o câmpus vivencia na atualidade por fazer parte do instituto.

Lembrando o início de seu vínculo com o câmpus, o reitor Marcelo Bender complementou que embora o livro traga dados sobre o câmpus, a história do CaVG vai além do que contam as suas paredes ou estrutura física. “Hoje, olhando para o câmpus, vemos que já construímos bastante. Que a gente continue construindo essa história por ainda muito tempo”, comentou o reitor.

Também participaram do lançamento do livro o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, o presidente do Grêmio Estudantil do câmpus, Diego Castro, o representante do CTG Rancho Grande, capataz Jordane Souza, o presidente da Associação dos Ex-alunos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (Assexpa), João Francisco Elias de Freitas, a representante do presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Shirley Vargas, e o representante do Ministério da Agricultura em Pelotas, Francisco Bicca.