Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jogos Intercursos 2016: semana é dedicada ao esporte no câmpus Pelotas

Jogos Intercursos 2016: semana é dedicada ao esporte no câmpus Pelotas

Divulgação dos resultados e entrega dos troféus devem acontecer na noite desta sexta-feira

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h57

Após uma semana intensa de competições esportivas, os Jogos Intercursos, tradicional evento do câmpus Pelotas, chega a seu último dia nesta sexta-feira. Na reta final dos Jogos, as melhores equipes se encontram para os confrontos finais em diversas modalidades coletivas, como futsal, handebol e vôlei. Os resultados, bem como a entrega dos troféus, devem ser divulgados à noite.

Assim como na edição passada, os Jogos contaram com arrecadação de alimentos e agasalhos. Todo o material será destinado a instituições de assistência social, cuja escolha será do próprio curso vencedor.

Leia também: 7 benefícios de praticar esportes para você começar AGORA a se mexer!

Leia também: Hey, estudante! Quer praticar ESPORTES? Conheça algumas modalidades! :D

Confira um resumo dos resultados obtidos até o penúltimo dia dos Jogos:

Ginástica artística

A novidade da competição desse ano ficou por conta da estreia, em caráter oficial, da ginástica artística. Na última edição do evento, realizada em 2015, a modalidade surgiu em caráter experimental. Com a boa aceitação do público e considerável participação dos alunos, a ginástica chegou como mais um dos esportes decisivos dos Jogos 2016. Assim, cada curso concorreu com uma equipe formada por dois atletas em ambas as categorias, feminina e masculina. As provas disputadas foram solo e salto sobre o cavalo. Pelo naipe masculino, a equipe vencedora foi a do curso de eletrotécnica, seguida por eletrônica e comunicação visual. No naipe feminino, quem levou a melhor foi a equipe de design de interiores, seguida pela química e TEC.

Xadrez

Com 21 jogadores pelo naipe masculino e 19 pelo feminino, o vencedor dentre os rapazes foi Caio Silva, do curso de eletrônica. Já pela categoria feminina a campeã foi Gabrielle Thum, da edificações. Os campeões ganharam 35 pontos, enquanto o segundo lugar recebeu 32 e o terceiro 30. O curso vitorioso foi aquele que teve o maior número de pontos somados pelos membros da equipe.

Neste caso, a equipe vencedora pelo naipe masculino e detentora dos 35 pontos foi a representante da eletrônica, seguida por comunicação visual e eletrotécnica. Pelo lado feminino, a equipe vencedora foi a da edificações, seguida por design de interiores e eletrônica.

Atletismo

As provas deste ano foram: 80 metros rasos, arremesso de peso e salto em distância, todos em ambos os naipes. Nos 80 metros rasos masculino, o primeiro lugar ficou com Leonardo Berny, da eletrônica, que também vencera a mesma prova na última edição dos Jogos. Na categoria feminina, a vencedora foi Luiza Martin, do design de interiores. Jéssica Portela, que vencera os 80 metros no ano passado e o salto em distância, voltou a ficar em primeiro lugar no salto, alcançando a marca de 4,14 metros (em 2015 a marca foi de 3,62 metros). Pelo naipe masculino, Luiz Gustavo da Silva, da eletrônica, atingiu 5,31 metros e foi o vencedor da prova.

Já no arremesso de peso, os campeões foram Gisele Regis, da eletrotécnica, pelo naipe feminino, e João Oliveira, da eletrônica, pelo masculino. Gisele alcançou a marca de 8,31 metros, um metro a mais que a segunda colocada. João marcou 11,54 metros, também com boa vantagem sobre o segundo lugar. Em todas as provas o campeão levou 13 pontos, o segundo colocado 8, o terceiro 5 e o quarto 3 pontos.

A rústica, modalidade tradicional e importante no quadro geral dos Intercursos, teve uma interessante reformulação nesta edição: servidores também puderam se inscrever e competir ao lado dos alunos. Como é costume na corrida, apenas os três primeiros colocados de cada naipe (masculino/feminino) ganharam medalhas, sendo que os quatro primeiros colocados de cada curso pontuaram, contribuindo para o resultado final.

O sistema de pontuação foi o mesmo de sempre: quem chegou nas primeiras colocações, pontuou menos, de acordo com a posição na hora de chegada. A lógica, portanto, foi que o curso que teve mais alunos na frente e, assim, uma soma menor de pontos, venceu a modalidade. Os servidores não pontuaram no quadro geral, mas renderam descontos conforme sua posição de chegada, diminuindo a somatório dos cursos.

Na rústica, a primeira colocada na categoria feminina foi Cassiane Naveira, do curso de eletrotécnica. Já o naipe masculino teve como vencedor Iago Gomes, do curso de eletrônica. Na prova entre os servidores, outra novidade desse ano, os destaques foram Júlio César, representando a edificações e Joyce Borowski defendendo a química. A corrida rústica teve como ponto de partida e chegada o canteiro da Praça 20 de Setembro, em frente ao câmpus. O trajeto da prova se estendia até o câmpus da Faculdade de Medicina da UFPel para o naipe feminino e até o 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (ambos localizados na Avenida Duque de Caxias) para o masculino.

Quem levou o primeiro lugar pelo naipe feminino e garantiu 13 pontos foi o design de interiores, seguido pela TEC, com 8 pontos, comunicação visual, com 5 e TRO com 3 pontos. No masculino, a TRO ficou em primeiro, seguida por TEC e EDI.

Acompanhe a cobertura do evento

Quer ficar por dentro de tudo que rola nos Jogos? Clique aqui e acesse o álbum de fotos do evento. Além disso, saiba o que ocorreu nos demais dias do evento.

* Com informações da Comunicação Social do câmpus Pelotas