Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapiranga desenvolve projeto RobEduc em escolas da rede municipal

Câmpus Sapiranga desenvolve projeto RobEduc em escolas da rede municipal

Até o mês de agosto, foram atendidos 90 alunos

• Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 16h28
  • Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2016, 13h31

Um projeto que leva para as escolas de ensino fundamental da cidade de Sapiranga, oficinas de robótica educacional. A intenção é aproximar os alunos, principalmente das séries finais do ensino fundamental, da tecnologia, além de auxiliar no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas a partir da observação, analíse, experimentação e do diálogo com os colegas.

O projeto denominado RobEduc é desenvolvido pelos alunos do curso integrado de eletromecânica do câmpus, e têm como bolsistas, Cauan Cardoso e Wilhelm Mathaus Brautigam. A orientação é da professora Rita de Cássia Dias da Costa.

Como funciona o projeto? Durante 3 semanas, os bolsistas e a orientadora se deslocam até as escolas para a realização de oficinas, além de acompanharem a evolução de cada turma. A cada encontro, os estudantes são organizados em equipes, onde são desafiados a resolver um determinado problema que varia desde a montagem de um carro, seguindo as instruções de um manual, até a criação, montagem e controle através do celular, do robô planejado.

Um dos participantes do projeto, Cauan Cardozo, diz que “participar como bolsista é uma grande satisfação, quando vamos a uma escola, percebemos a felicidade estampada no rosto de cada aluno. Se não fosse esse projeto, muitos deles não teriam a oportunidade de trabalhar com robôs, esse fato me entusiasma a vir a cada semana cumprir minha tarefa”.

“Acompanho desde o início cada etapa do projeto, é incrível ver a evolução de cada um deles. Participar me deixa realizado, pois além de aprender, de certa maneira participamos da mudança na vida de cada um deles”, diz Wilhelm Mathaus Brautigam, o outro bolsista do projeto.

Para a orientadora, “O projeto propiciou conquistas tanto para os alunos das escolas municipais, quanto para os alunos do câmpus Sapiranga”. Ela lembra, que vários alunos das escolas que participaram da oficina, estão matriculados nos cursos oferecidos pelo câmpus.

O projeto atende escolas municipais desde meados de 2015 e em razão do sucesso da primeira edição ganhou prosseguimento no ano de 2016. Até agosto deste ano foram atendidos 90 alunos de diferentes escolas da rede municipal.

Assunto(s): Sapiranga , projeto