Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rumo a Brasília: IFSul leva 75 atletas para a etapa nacional dos JIFs
preparação a mil

Rumo a Brasília: IFSul leva 75 atletas para a etapa nacional dos JIFs

Maior evento esportivo da Rede Federal começa na próxima terça-feira (04) e reúne mais de 1200 estudantes de todo o Brasil

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 18h16
  • Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 18h13

Se a torcida pelos nossos atletas já era grande nas etapas regional e local dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), agora ela deve ser redobrada para a etapa nacional, o maior evento esportivo da Rede Federal. Com 75 estudantes classificados para defender a camisa do instituto nos Jogos, o IFSul vai para a competição representado por alunos dos câmpus Bagé, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. Os jogos acontecem na próxima semana, de 4 a 9 de outubro, no Distrito Federal, sob a organização do Instituto Federal de Brasília.

Apesar das dimensões do evento, que contará com a participação de mais de 1200 estudantes de institutos federais das cinco regiões do país, os atletas do IFSul não se intimidam. “Eles vestem mesmo a camisa do instituto e têm orgulho de representar a instituição nos Jogos”, conta o professor de educação física do câmpus Pelotas e um dos organizadores dos JIFs, Thiago Borges. O docente revela que, mesmo em férias, os treinos seguiram a todo vapor: “os alunos nos cobram muito essa questão dos treinos e vão para os Jogos muito preparados”.

Segundo o docente, além do companheirismo e da amizade desenvolvidos entre os alunos pelo grande tempo juntos, a possibilidade de participar dos Jogos traz para os estudantes uma experiência que levarão para toda a vida. “Essa experiência de representar o instituto onde eles estudam em um evento nacional, em Brasília, é algo que eles poderão contar aos netos”, destacou, complementando que, para muitos, essa experiência é ainda maior, já que, devido à duração dos cursos, é possível participar de até quatro competições nacionais ao longo da trajetória estudantil no instituto.

O IFSul participa dos jogos nas modalidades de vôlei, vôlei de duplas, basquete, futebol de campo, futsal, atletismo, handebol e judô. Acompanham os estudantes na competição nove professores responsáveis pelas equipes.

Preparação a mil

A exemplo do ocorrido nas etapas locais e regionais dos Jogos, a cobertura jornalística do evento foi construída em contato direto com os alunos participantes da competição. Às vésperas das disputas, os estudantes encontraram um espaço na agenda de treinos para contar um pouco de como está a preparação das equipes e compartilhar suas expectativas para os Jogos.

Após uma semana de treinos diários e da participação em um amistoso disputado em Porto Alegre, a equipe de basquete masculino vai confiante para a competição. “As expectativas são altas. Fomos vice-campeões nacionais no ano passado e, mesmo com as mudanças no time, acreditamos que temos boas chances de trazer uma medalha”, comentou o estudante Felipe Adamoli, do câmpus Pelotas.

Com a conquista do vice-campeonato nos Jogos do ano passado, as meninas do handebol vão para os JIFs com sede de vitória. “Esse ano, mesmo com as mudanças na equipe, estamos indo em busca do ouro”, comentou a estudante Júlia Bicca, também do câmpus Pelotas.

Recentemente convidado a integrar a equipe de atletismo de um dos mais renomados clubes gaúchos, o estudante do câmpus Charqueadas Pedro Henrique Corrêa de Castro fala que treina, em média, três horas por dia. “Estou treinando todos os dias desde que acabaram os JIFs em Santa Catarina e, nas sextas, sábados e domingos, vou para o clube treinar”, disse o estudante, que busca ficar pelo menos entre os três primeiros colocados.

Também do atletismo, a aluna Laura Pilon, do câmpus Bagé, comenta que seus treinos têm sido focados nos Jogos: a atleta do arremesso de peso está treinando três vezes por semana, uma hora por dia. “Alcançamos ótimas marcas. Estou muito confiante e acredito que tenho chance de trazer uma medalha para casa”, falou.

No vôlei masculino, a rotina de preparação também tem sido extensa. “Nós, do voleibol, treinamos praticamente todos os dias durante essa última semana, sendo que alguns também estão treinando com a seleção da cidade em outro horário. Ou seja, a maioria do time está jogando de segunda a quinta”, comentou o estudante do câmpus Pelotas Miguel Scherdien. Ele conta que a expectativa do time para os jogos nacionais é muito boa, já que, além dos treinamentos, a equipe também participou de um amistoso contra um clube da cidade e contra a própria seleção do município.

Integrante das equipes de vôlei e de futebol, o aluno Otávio Cardoso, do câmpus Pelotas, complementa a fala do colega: além dos treinos físicos e técnicos feitos ao longo de todo o ano, essa última semana serviu para direcionar todas as energias do time na preparação para o campeonato. “E falando pelo futebol também, estamos com uma ótima expectativa, pois em Blumenau ganhamos do vice-campeão do nacional do ano passado”, comemorou o estudante.

Logística - A delegação do IFSul ficará em Taguatinga, cidade satélite de Brasília. Todas as despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Já o instituto vai custear o deslocamento aéreo até a capital federal e mais os traslados aos locais de competição.

Fotos 1 a 4: arquivo pessoal dos estudantes / foto 5 e de capa: Comunicação Social do IFSC

Assunto(s): jifs , esporte , jogos , nacional