Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapiranga: comemoração do 3º aniversário conta com intensa programação

Câmpus Sapiranga: comemoração do 3º aniversário conta com intensa programação

Evento contará com a 2ª edição da  Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Feciti)

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2016, 16h50

Na próxima sexta-feira (7), o câmpus Sapiranga completa três anos de funcionamento. Para comemorar, durante a semana, além das aulas, ocorrerão várias atividades, envolvendo projetos, atividades artísticas, culturais, desportivas e de ação social.

Nos dias 4 e 5 de outubro estará ocorrendo a II Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do  câmpus Sapiranga (II Feciti) , feira que, neste ano, terá a apresentação de 62 projetos de pesquisa, distribuídos nas categorias: séries finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação Profissional. Essa ação, além de ir ao encontro das finalidades dos Institutos Federais, promove ampla integração entre seus próprios câmpus e escolas das redes públicas e privadas do município de Sapiranga.

No dia 6 de outubro, serão desenvolvidos dois projetos de ensino e o início do trabalho de discussão com a comunidade escolar da temática “Princípios de Convivência”, que terá continuidade no dia seguinte.

Como possibilidade de estimular a motivação para a prática e estudo do xadrez, neste projeto visto como espaço de  desenvolvimento de habilidades cognitivas e prática educativa, estará acontecendo pela manhã o primeiro campeonato interno, que será disputado no sistema suíço em 5 rodadas com tempo de reflexão de 15 minutos para cada jogador. O torneio terá premiação para campeão (troféu) e medalhas para segundo e terceiro colocado nas categorias masculino e feminino.

O projeto de ensino “Ciclo de Debates sobre Ética e suas interfaces”, que acontecerá no turno da tarde tem por objetivo refletir e discutir sobre diversos temas contemporâneos conexos à Ética com estudantes e servidores do câmpus Sapiranga e a sua comunidade escolar. Na programação consta palestra de abertura e sua continuidade se dará com a apresentação de trabalhos de alunos do 3º ano do curso técnico (integrado) em eletromecânica, que se ocorrerão até novembro.

Comissão para construção dos Princípios de Convivência realizará em dois dias atividade com todas as turmas do câmpus para iniciar a reflexão e sensibilização dos estudantes sobre valores, princípios, regras para posteriormente subsidiar a construção dos princípios de convivência do Câmpus Sapiranga. A primeira atividade desta Comissão junto a comunidade escolar será realizada com os estudantes e na sequência será feita com os servidores e famíliares.

Na sexta-feira dia do aniversário do câmpus será realizado um lanche coletivo, nos três turnos de funcionamento do câmpus e será cantado o “parabéns a você".

No sábado (08), quando se encerram as atividades alusivas ao 3º aniversário do câmpus, o foco será nas atividades artísticas, desportivas e de ação social.

Acontecerá o “Rock letivo”, com a apresentação de bandas de rock constituídas por alunos do próprio câmpus, e nas atividades desportivas ocorrerá um torneio interturmas de “queimadas”.

Ocorrerá, também, a ação social “Dia das Crianças mais Feliz com câmpus Sapiranga”, que neste ano faz a acolhida às crianças e adolescentes que participam do Projeto Social Esportivo do Araçá Esporte Clube de Sapiranga. Essa recepção no câmpus, propicia a integração da comunidade escolar às atividades sociais que são executadas anualmente pelo câmpus. "Com a previsão de apresentação do câmpus, brincadeiras, lanche solidário e entrega de brinquedos que foram arrecadados pela comunidade escolar para serem doados a esses visitantes, demos uma contribuição para desenvolver e garantir o valor de solidariedade em nossos processos educativos, além de proporcionar conhecimentos humanísticos e práticas inclusivas nos territórios em que estamos inseridos", destacou a comissão organizadora da atividade .

Para o diretor-geral do câmpus Sapiranga, José Lopes Itturriet, "completar três anos, percebendo a importância do câmpus para o município e região, reflexo da dedicação de sua comunidade escolar, da compreensão de nosso papel como educadores é motivo de muita satisfação e de comemoração".