Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Diretorias Sistêmicas > Diretoria de Tecnologia da Informação > Política de Armazenamento Google > Propesp > Sobre > Dicas Gerenciamento do Gmail
Início do conteúdo da página

Dicas Gerenciamento do Gmail

Escrito por Super User | Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 11h19 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 09h50

GMail - Listar e-mails com anexos grandes

Acesse o GMail com a conta desejada e clique em Todos os e-mails, digitando na caixa de pesquisa larger_than:10mb e pressionando ENTER, como mostrado na imagem abaixo:

 

Isso significa que todos os e-mails encontrados com um tamanho maior que 10 MB serão listados. Para pesquisar por e-mails maiores, basta mudar o parâmetro da pesquisa, como por exemplo, larger_than:20mb.

 

GMail - Listar e-mails antigos

Acesse o GMail com a conta desejada e clique em Todos os e-mails, digitando na caixa de pesquisa older_than:3y e pressionando ENTER, como mostrado na imagem abaixo:

Isso significa que todos os e-mails encontrados com um tempo de conversa maior que 3 anos serão listados. Para pesquisar por e-mails mais antigos, basta mudar o parâmetro da pesquisa, como por exemplo, older_than:4y.

 

GMail - Excluir e-mails individualmente

A exclusão de e-mails no GMail é bem fácil. Uma das formas é selecionar individualmente o e-mail que se quer excluir e deletá-lo, como mostra a imagem abaixo:

 

 

GMail - Excluir e-mails em massa

Também pode-se excluir diversos e-mails de uma só vez, geralmente usado quando feito uma pesquisa e retornado os e-mails que se quer deletar. Para fazer isso existem duas formas. Uma delas é selecionando todos os e-mails listados na página do GMail, como mostrado na imagem abaixo:

Esta ação irá selecionar todos os e-mails listados nesta página apenas, ou seja, os primeiros 50 listados, e não todos os retornados pela pesquisa. Também pode-se usar os critérios de seleção como somente os e-mails Não Lidos, como mostrado na imagem acima.

A outra forma de exclusão de e-mails em massa é clicando em Selecionar todas as conversas que correspondem a esta pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:

 

Com esta ação, serão selecionados TODOS os e-mails retornados pela pesquisa. Portanto, tenha muito cuidado ao excluir os e-mails desta forma, pois ao clicar em Excluir, serão deletados os e-mails listados na página do GMail e também nas demais páginas que seguem o resultado da pesquisa efetuada.

 

GMail - Limpar a lixeira para efetivamente liberaro espaço

Mesmo após ter excluído os e-mails, seja da forma individual ou em massa, os e-mails deletados ainda estarão ocupando espaço na conta, pois ao serem excluídos eles permanecem na lixeira por um período de 30 dias até que sejam efetivamente removidos.


Porém pode-se também fazer a limpeza manual da lixeira, permitindo a liberação do espaço de uma forma imediata. Para isso basta clicar em Lixeira e depois em Esvaziar a lixeira agora, como mostrado na imagem abaixo:

 

 

 

GMail - Limpar a caixa de Spam para liberar espaço

Também temos a Caixa de Spam que é limpa automaticamente pelo GMail a cada 30 dias, mas que permite também ser feita uma limpeza manual. Para isso basta clicar em Spam e depois em Excluir todas as mensagens de spam agora.

 

 

Detalhe que ao excluir mensagens da Caixa de Spam, elas não vão para a Lixeira e são excluídas definitivamente, liberando o espaço também de forma imediata.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página