Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ponte de espaguete suporta 243 quilos em competição no câmpus Sapucaia do Sul
Início do conteúdo da página
engenharia

Ponte de espaguete suporta 243 quilos em competição no câmpus Sapucaia do Sul

A atividade testa princípios da engenharia estudados em aula

  • Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 13h37
  • Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 13h39

Uma ponte construída exclusivamente com macarrão e cola suportou 243 quilos e venceu, na noite desta quarta-feira (30), no saguão do câmpus Sapucaia do Sul, a Competição de Pontes de Espaguete. O projeto e a construção da estrutura vencedora superaram o recorde de 2015, de 216 quilos. A atividade integra a disciplina de Mecânica dos Sólidos 2, ministrada pelo professor Tomaz Fantin de Souza para os estudantes do quinto semestre de engenharia mecânica, e contou com apoio do professor Carlos Bork.

Segundo Tomaz, a competição exige noções de cálculo, de projeção e construção de pontes e ajuda a provar a resistência dos materiais. “A massa e a cola simulam perfeitamente o material de uma ponte de verdade, feito com concreto e aço”, explica. O aluno Felipe Chitolina, um dos responsáveis pelo projeto campeão, exalta a validade da iniciativa. “Conseguimos colocar o conhecimento teórico na prática”, diz.

Na última sexta-feira (25), alunos do terceiro semestre já tinham participado do mesmo desafio e também quebraram o recorde obtido pela turma do ano passado – a ponte vencedora suportou 239 quilos. Para Tomaz, o melhor resultado obtido pelos estudantes do quinto semestre se explica por eles já terem realizado a atividade anteriormente, somado ao fato de possuírem outros instrumentos de cálculo.

Ao todo participaram da competição 11 pontes, e foram apontados vencedores em três modalidades: a que suportava mais peso, a com melhor relação peso suportado x peso da ponte e a com o design mais atraente.

registrado em:
Assunto(s): ponte , espaguete , sapucaia do sul , ifsul
Fim do conteúdo da página