Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Experiência do câmpus Camaquã integra livro sobre o ensino de espanhol nos institutos federais
ensino

Capítulo escrito por professor da unidade faz parte de publicação nacional sobre o tema

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h25
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h25

O relato da experiência do câmpus Camaquã na implementação e oferta da disciplina de língua espanhola agora está registrado em livro. Reunindo relatos de docentes de todo o país, a obra “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas” conta com um capítulo escrito pelo professor de língua espanhola do IFSul Giliard Barbosa.

Convidado pelo organizador da publicação a contribuir com escrita da obra, o professor Giliard conta que seu artigo busca discutir o processo de implementação dessa disciplina no câmpus Camaquã e refletir sobre o papel e o espaço da língua espanhola dentro da instituição. O professor traz o seu estudo sobre a experiência da unidade no capítulo "O ensino de espanhol em um Instituto Federal: esboço de uma trajetória em Camaquã".

O livro foi organizado ao longo de 2016 sob a supervisão e organização do professor Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), e lançado no mês de junho, em simpósio na instituição fluminense. A publicação foi lançada pela editora Pontes.

Saiba mais

A coletânea “Ensino de espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas” aborda o ensino da língua na educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais. Entre os tópicos trabalhados no livro estão os panoramas, os desafios, os caminhos e as perspectivas da oferta da língua espanhola nessas instituições, bem como alguns recursos e experiências de ensino, como o letramento digital, os gêneros discursivos e a literatura latino-americana.