Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas é pauta de reunião na Reitoria
cultura

Com promoção conjunta do IFSul e da UFPel em parceria com a Prefeitura de Pelotas, o evento receberá artistas de mais de dez países da América Latina

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 17h53
  • Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 17h53

Para tratar dos encaminhamentos da terceira edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap) de Pelotas, a comissão organizadora do evento reuniu-se, nesta sexta-feira (14), com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, e a vice-reitora Adriane Menezes. Com promoção conjunta do IFSul, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Prefeitura de Pelotas, o festival deste ano será realizado em outubro, reunindo artistas de mais de dez países da América Latina.

No encontro, um dos encaminhamentos definidos pelos participantes foi a criação de um grupo de trabalho com os representantes de cada instituição promotora para operacionalizar todos os pontos do projeto, como estrutura física, alimentação dos participantes e apoio logístico.

Para o reitor Flávio Nunes, o evento vai ao encontro do trabalho realizado no IFSul. “Participamos da promoção do Festival porque acreditamos no desenvolvimento dos países a partir dessa integração entre os povos pela cultura”, comentou o gestor, lembrando que o instituto já possui uma consolidada experiência de integração com países vizinhos, especialmente pelo trabalho binacional realizado junto a instituições de educação uruguaias.

De periodicidade bianual, o Fifap chega à sua terceira edição em 2017 com novo fôlego: diferentemente das edições anteriores, realizadas em 2013 e 2015 e cuja programação se estendia por no máximo dois dias, o Festival desse ano contará com uma semana inteira de apresentações artísticas, intervenções culturais, oficinas e atividades voltadas à gastronomia.

Por meio da Asociación Civil América Unida, do Uruguai, o evento receberá aproximadamente 60 artistas e técnicos da área cultural oriundos de mais de dez países da América Latina. A associação uruguaia, constituída nos moldes de uma organização não-governamental, reúne companhias de dança de diferentes países e promove encontros internacionais de folclore em formato não competitivo. E, seguindo a tradição de festivais do gênero, o Fifap também contará com uma companhia de dança anfitriã do evento: o grupo folclórico brasileiro Abambaé.

Saiba mais

O Festival é promovido pela UFPel e pelo IFSul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas. A data final, a programação geral e demais detalhes do evento serão divulgados em breve. Para mais informações ou para contatar a Comissão Organizadora, os interessados podem enviar e-mail para o endereço fifap.pelotas@gmail.com.

Participantes - Também participaram da reunião o diretor-geral da América Unida, Gustavo Verno; a coordenadora de comunicação da América Unida, Jennifer Rivero; o coordenador do projeto no IFSul, Diego Rodrigues Pereira; a coordenadora do projeto na UFPel, Carmen Anita Hoffmann; o professor do Centro de Artes da UFPel, Thiago Silva de Amorim Jesus; e a bolsista IFSul, Évelyn Oliveira Inácio.