Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novo espaço da comunicação no site reúne funcionalidades mais procuradas pelos usuários
novidade

A página, reformulada, traz em destaque os principais serviços e informações que podem ser úteis para a imprensa e para o público interno e externo do IFSul

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 17h44
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 08h56

Mais prático, mais funcional, mais simplificado. Com a reformulação do espaço da Comunicação no site do IFSul, ficou muito mais fácil para servidores do instituto e comunidade externa acessarem informações e solicitarem serviços do setor. Pensado também para atender às demandas dos veículos de comunicação, o espaço agora compila informações, dados e imagens úteis para a imprensa.

A principal mudança realizada na página está ligada à sua própria funcionalidade. Antes, o espaço da Comunicação trazia em destaque as informações institucionais do setor; agora, a ênfase da página está nos principais serviços que podem ser acessados ou solicitados pelos usuários, como os formulários de sugestão de pauta, de solicitação de serviços gráficos e de envio de informes e os bancos de fontes e de imagens (conheça cada uma dessas funcionalidades no final da matéria).

Além das etiquetas destinadas a esses serviços, os usuários podem conferir, ao lado, uma lista de informações ou links úteis relacionados à comunicação. Voltados especialmente aos servidores, o manual de redação e o quiz sobre linguagem jornalística são duas ferramentas que podem ser muito úteis aos profissionais dos câmpus que alimentam os sites de cada unidade, já que compilam, ou em forma de manual ou em formato descontraído de perguntas e respostas, as principais bases do texto e do trabalho jornalístico.

Já o “Imprensa | Conheça o IFSul”, como o próprio nome sugere, foi criado pensando nos profissionais dos veículos de comunicação que buscam informações básicas sobre o instituto para entender sua abrangência, sua vinculação institucional e sua proposta de atuação dentro da educação profissional. Nos itens laterais, também é possível acessar informações sobre a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), como os serviços realizados, alguns dos produtos especiais criados pelo setor e os contatos dos profissionais.

Aqueles que querem conhecer alguns dos materiais especiais realizados pela Comunicação, também terão na nova página um espaço para isso. No módulo “Produtos da Comunicação”, é possível acessar três diferentes propostas do setor: o #5Perguntas, série de entrevistas em vídeo com profissionais da instituição sobre assuntos relacionados à vida acadêmica e ao bem-estar; o #FicaDica, voltado principalmente aos estudantes, que consiste em matérias especiais sobre conteúdos relacionados à vida escolar; e o A Semana em Minutos, programa, em vídeo, que reúne as principais notícias veiculadas durante a semana no site do instituto.

Funcionalidade é a palavra-chave

Concebido e operacionalizado em conjunto pelas áreas de jornalismo e programação visual da CCS, o novo espaço da Comunicação no site foi reformulado a fim de proporcionar uma página mais funcional, trazendo em destaque os principais serviços e formulários procurados pelos usuários. Além disso, a imprensa também poderá encontrar na nova página informações e serviços importantes para trabalhar em pautas relacionadas ao instituto, como o banco de fontes, o banco de imagens e as informações institucionais básicas sobre o IFSul.

Confira, a seguir, os principais serviços disponibilizados no espaço da Comunicação:

Sugestão de Pauta – Com o formulário, servidores do IFSul poderão sugerir a realização de matérias sobre acontecimentos, atividades, eventos ou fatos relevantes no instituto. Nele, o usuário deverá preencher as principais informações necessárias para a redação do texto, podendo incluir, também, fotos relacionadas à pauta para ilustrar a matéria.

Solicitação de serviços gráficos O formulário é indicado para quem necessita a elaboração de artes para materiais gráficos ou digitais (não incluindo a impressão), como folders, baners e cartazes. Para isso, o usuário deverá informar todos as especificações técnicas e conteúdos para elaboração do material.

Banco de Fontes Voltado à imprensa, o banco de fontes reúne uma lista de professores e técnicos-administrativos do IFSul, previamente cadastrados, que se habilitam a auxiliar como entrevistados em matérias sobre pautas relacionadas às suas áreas de pesquisa e atuação. Já no Cadastro de Fontes, os servidores interessados em fazer parte do banco podem preencher o formulário com as suas informações.

Banco de Imagens Pensado para atender à imprensa e ao público em geral, o banco de imagens reúne fotos e, futuramente, vídeos dos câmpus do IFSul, de professores e técnicos-administrativos e de grandes eventos do instituto. A proposta do banco é ter um espaço para reunir imagens que possam ilustrar matérias e outros materiais de divulgação feitos dentro ou fora da instituição.

Solicitação de Informes – O formulário para solicitação de envio de informes foi criado para uso exclusivo de servidores. Nele, os interessados em enviar comunicados ou informações importantes por e-mail a outros servidores poderão cadastrar todas as informações necessárias para tal. A fim de evitar o envio exacerbado de mensagens, os interessados deverão solicitar o envio de e-mail apenas sobre assuntos relacionados ao instituto.

Download de arquivos – Neste espaço, os usuários poderão acessar e baixar os principais arquivos relacionados à identidade visual do instituto, como as diferentes aplicações das marcas dos câmpus, modelos de apresentação de slides e marcas vetorizadas. Além disso, também estão disponíveis para download alguns símbolos nacionais, como a bandeira, o hino e o brasão da República.

Assunto(s): comunicação , site , ifsul