Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSul conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Física
reconhecimento

Estudante do IFSul conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Física

Em sua primeira participação, Lucas Al Alam, do câmpus Pelotas, ficou com o bronze em uma das principais competições estudantis de física do país, a Obfep

• Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 12h53
  • Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 12h53

Depois de sucessivas participações, o câmpus Pelotas do IFSul contabiliza agora a sua primeira medalha na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep). E foi um bronze, com o estudante Lucas Al Alam, do curso técnico integrado em eletrônica. As provas da fase final foram aplicadas em outubro do ano passado, mas o resultado dos premiados na edição 2017 saiu somente este mês.

Lucas ainda era aluno do curso técnico integrado em química quando participou da Obfep 2017. Mudou para eletrônica por conta da paixão por robótica e vai estrear no novo curso no dia 5 de fevereiro, data marcada para a volta às aulas no câmpus Pelotas.

“Já era um admirador da eletrônica, principalmente da Mostrarob (Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia do câmpus Pelotas). Também tenho colegas lá, e eles me incentivaram a trocar de curso”, comentou o estudante de 17 anos, que, na eletrônica, pretende fazer parte da equipe do badalado Laboratório 14, uma espécie de reduto dos “geniozinhos” inventores da escola.

Por enquanto, Lucas vai curtindo as semanas que faltam para o fim das férias e também a medalha de bronze em sua primeira participação na Obfep, conquistada após uma prova de “bom nível”, nas palavras dele.

“Estava acessível. Lembro que caíram questões sobre vetores, cinemática, mecânica, termodinâmica e ótica. Tenho uma base sólida em mecânica, o que me garantiu uma boa pontuação”, avaliou.

Para ele, cujo sonho é se formar em engenharia elétrica, o fato de ter sido o primeiro estudante medalhista nesta competição estudantil de física, uma das mais disputadas do país, pode servir de motivação para outros alunos do câmpus.

“É uma experiência fantástica. Tomara que muitos estudantes do câmpus possam participar este ano e aumentar as nossas chances de medalhas”, disse Lucas, que afirmou que vai disputar a Obfep deste ano, além de outras competições na área da matemática e da química. Por isso, já está se organizando para participar das aulas preparatórias oferecidas pelo câmpus Pelotas.

Para o professor de matemática Julio Mohnsam, responsável pela preparação dos estudantes, o câmpus Pelotas, ano após ano, tem registrado excelentes safras de alunos com enorme potencial para conquistas.

“O aluno já consagrado nas olimpíadas, Luiz Eduardo Richardt, também da eletrônica, acabou não podendo viajar no dia para a prova final em Porto Alegre, mas o jovem Lucas foi lá e representou bem o nosso IFSul na Obfep. Isso mostra que temos sempre novos talentos surgindo”, explicou Mohnsam, que fez questão de destacar, neste processo, o importante papel dos docentes Milton Britto de Almeida e Gladis Nogueira, professores de física de Lucas no primeiro ano dele no câmpus Pelotas.

O bronze de Lucas foi a primeira medalha do câmpus Pelotas na Obfep e a segunda do IFSul na competição - em 2015, a aluna Luisa Alves Escosteguy, do câmpus Santana do Livramento, também levou o bronze.