Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do câmpus Charqueadas conquistam premiação continental e credencial para feira mundial na Romênia
Últimas notícias

Estudantes do curso técnico em Informática conquistaram primeiro lugar em evento internacional de computação

• Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 15h04
  • Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 15h37

O projeto Lembrar, um trabalho desenvolvido por alunos do câmpus Charqueadas, foi apresentado em uma feira internacional e conquistou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Software.

Elaborado pelos alunos do curso técnico em informática, Cássio Lacerda e Eduarda Soares, com a orientação do professor Maurício Escobar, o projeto integrou a 12ª Infomatrix latino-americana, que ocorreu em Guadalajara no México, entre os dias 11 e 14 de março.

O Lembrar se destacou dentre os cerca de 270 participantes e conquistou ainda o prêmio de Melhor Projeto Estrangeiro. Além disso, o trabalho também ganhou credenciais para participar da final mundial da Infomatrix, que acontecerá em maio, na Romênia, e credenciais para o evento Verano International Científico para Estudiantes Sobresalientes (Vences), que acontecerá no México.

Os frutos da educação

O projeto desenvolvido pelos estudantes se trata de um software para dispositivos móveis que tem a função de estimular a memória em portadores de Alzheimer.  O aplicativo conta com ferramentas que o tornam adaptável ao usuário, dando, por exemplo, a possibilidade de adicionar informações pessoais do indivíduo e fotos de familiares e conhecidos.

Para Eduarda, as conquistas só foram possíveis por conta da educação que tem recebido no instituto. A jovem conta que seu interesse por pesquisa surgiu quando ainda estava no seu segundo ano no instituto, e que a partir daí começou a buscar informações sobre como poderia participar de algum projeto.

O orientador do projeto, professor Maurício Escobar, faz questão de ressaltar que o aplicativo está sendo desenvolvido por alunos voluntários que não recebem bolsas ou gratificações financeiras para se dedicarem à pesquisa. A viagem ao México só foi possível por conta do apoio financeiro do câmpus Charqueadas a partir da formalização do Lembrar como projeto internacional.

De Charqueadas para o mundo

A Infomatrix é uma competição internacional de projetos de computação, criada para, entre outras coisas, promover o diálogo e a cooperação intercultural, através da participação de estudantes e professores de todo o mundo, e para Cássio, essa é uma das melhores partes da experiência: “Ter conhecido tantas outras pessoas, outras culturas, ter aprendido tantos novos ensinamentos, foi ótimo”.

A credencial para participar do Infomatrix latino-americano veio por conta da participação do projeto em outra feira em outubro de 2017, a Mostratec, na qual o projeto Lembrar conquistou o segundo lugar na categoria Ciência da Computação. Desde então os estudantes do curso Técnico em Informática passaram a se preparar para a viagem ao México.

Foram cerca de quatro meses de preparação entre uma feira e a outra, nesse tempo os alunos, com a ajuda dos orientadores, adequaram o projeto ao novo regulamento e à língua espanhola, além de tocarem o projeto pra frente, prosseguindo com o desenvolvimento do aplicativo.

O grupo ainda fez questão de treinar o espanhol para ter certeza que conseguiriam transmitir, de forma clara, a fundamentação e os objetivos do aplicativo. “Apesar do pouco tempo, foi uma experiência ótima e que contou com a ajuda de muita gente”, afirma Cássio.

Segundo o professor Maurício, apesar de o grupo ainda estar comemorando as últimas conquistas, já começaram as preparações para os novos desafios que a Romênia deve trazer: “Já estamos consultando os regulamentos para saber o que precisa ser adequado, também pretendemos iniciar logo a busca por recursos”.

O professor ainda fala sobre a importância desse tipo de evento e do incentivo a pesquisa: “Acredito que isso os ajuda a ingressar em um curso superior e também em suas carreiras. Além de auxiliar no desenvolvimento da sociedade, através da investigação de temas relevantes”.