Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas: Química promove semana acadêmica integrada entre os dias 7 e 11 de maio
Iniciativa

Evento é uma promoção conjunta do curso técnico em química, do DA da engenharia química e do mestrado em engenharia e ciências ambientais

• Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 14h27
  • Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 14h29

Pela primeira vez, as semanas acadêmicas dos três cursos da área da química do câmpus Pelotas serão realizadas de forma integrada. Batizado de A Química da Interface, o evento que acontece de 7 a 11 de maio é uma promoção conjunta do curso técnico em química, do Diretório Acadêmico (DA) da engenharia química e do mestrado em engenharia e ciências ambientais. Várias palestras e minicursos estão confirmados na programação oficial, nos três turnos, contemplando temas variados e atuais. As inscrições já podem ser feitas no estande montado no saguão da escola ou pela internet.

O evento, que conta ainda com o apoio da Cinat/Química, é aberto à comunidade estudantil do IFSul e de outras instituições de ensino e, também, a profissionais de áreas afins da química. As vagas são limitadas, por isso, os organizadores ressaltam a necessidade de efetuar a inscrição o quanto antes. As palestras serão realizadas no auditório principal (Enilda Feistauer) do câmpus, enquanto que os minicursos ocorrerão nas dependências de salas de aula e laboratórios de química e de informática. A programação completa está disponível na página especialmente criada para A Química da Interface no Facebook (acesse aqui).

“Os estudantes terão a oportunidade de visualizar o conhecimento de química em um âmbito mais amplo, comparado à sua área de atuação específica. No que diz respeito ao aprendizado, será uma oportunidade bem desafiadora e construtiva”, afirma o professor e coordenador da engenharia química, Jander Monks, sobre a iniciativa inédita de se reunir em um mesmo evento a 11ª Semana do Curso Técnico em Química, 1ª Semana Acadêmica da Engenharia Química e 2ª Semana Acadêmica de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais, promovidas pelo curso técnico em química, pela engenharia química e pelo mestrado em engenharia e ciências ambientais, respectivamente.

A proposta pioneira de se realizar essa integração, segundo os organizadores, surgiu porque o grupo de professores da área da química do câmpus já vem atuando no ensino médio/técnico, na graduação e pós-graduação e, a partir dessa realidade, aceitou o desafio de fazer uma única semana acadêmica, interligando as áreas afins e proporcionando uma visão mais ampla da interface entre esses três níveis de ensino. Fato que explica todo o processo criativo da marca do evento, que utiliza engrenagens como imagem-chave de materiais promocionais, como cartazes e banners.

“O título (A Química da Interface) remete à reflexão sobre os temas que se inter-relacionam na grande área de química, para a formação do profissional atuante como técnico em química, engenheiro químico e aqueles que fazem pós-graduação em engenharia e ciências ambientais. Já as engrenagens expressam a interligação existente entre os cursos, que proporciona a mobilidade de estudantes em busca da formação superior, favorece a aprendizagem dos alunos de modo significativo e contextualizado, objetiva a articulação entre os saberes e os conteúdos entre si e com os demais saberes dos alunos advindos das vivências e experiências fora do ambiente escolar, permitindo assim um ensino pautado por uma abordagem inter e transdisciplinar, que já ocorre dentro do câmpus Pelotas e será ainda mais discutido entre os dias 7 e 11 de maio”, explica Monks.

Verticalização do ensino

Até 2012, o câmpus Pelotas contava apenas com o curso técnico em química para a formação estudantes nesta área do conhecimento. Hoje, somam-se a ele a engenharia química, nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e o programa de pós-graduação em engenharia e ciências ambientais, que terá processo seletivo para ingresso de nova turma em 2018.

“Acredito que estamos constantemente construindo a verticalização, num processo de aprendizado mútuo entre os docentes que atendem aos três níveis de ensino citados. A vantagem deste processo é que os estudantes do câmpus conseguem visualizar a oportunidade de permanecerem na instituição até a pós-graduação, nas áreas citadas. Outro detalhe interessante são as atividades de ensino e pesquisa que, em parte, são realizadas tendo a presença de estudantes destes cursos trabalhando em conjunto”, reforça.

Assunto(s): quimica , semana acadêmica