Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Neabi, Depei e Reitoria divulgam nota de repúdio contra ataques racistas em evento online da UFPel
posicionamento

Assinam o documento o Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) dos câmpus do IFSul, o Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI) e o reitor Flávio Nunes. Confira:

• Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 15h28
  • Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 15h30

Nota de Repúdio

O Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) dos câmpus do IFSul, o Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI) juntamente com o Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) repudiam toda e qualquer ação racista e discriminatória.

No último dia 20 de agosto, a chapa UFPEL Raiz, postulante à condição de reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi violentada de forma absurda, enquanto expunha suas propostas e seu projeto político para a Universidade. A live, que dava início à campanha da referida chapa, era transmitida publicamente e, no ato da transmissão, foi invadida por pessoas que, de forma agressiva e intimidatória, proferiram palavras de cunho racista e discriminatório, atentando contra os princípios democráticos que são previstos em qualquer disputa de ideias.

A recorrência desses fatos demonstra o longo e árduo caminho que a sociedade brasileira ainda terá de percorrer até que haja um nível de civilidade e respeito; qualquer ato discriminatório deve ser severamente punido, até que a chaga do racismo seja definitivamente extirpada.

O GT NEABI, o DEPEI, bem como, o reitor deste instituto prezam pelo respeito à diferença, à pluralidade de sujeitos e de ideias, assim como valorizam projetos nos quais negros e negras tenham protagonismo em seu desenvolvimento. Assim, registramos nosso apreço e solidariedade a tod@s integrantes da Chapa UFPel RAIZ e ao movimento UFPreta, na certeza de estarmos no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação e preconceito correlatas.

Pelotas, 27 de agosto de 2020.