Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeção holográfica originada no câmpus Pelotas é destaque em roda de conversa virtual
Início do conteúdo da página
cultura indígena

Projeção holográfica originada no câmpus Pelotas é destaque em roda de conversa virtual

“Viaje pela Mata” será transmitida na segunda (19), às 19h, via YouTube, juntamente com debates sobre a temática indígena

  • Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 12h25
  • Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 12h30

Realizada pela primeira vez em 2019, no câmpus Pelotas, a projeção holográfica "Viaje pela Mata", com desenhos e grafismo indígena Huni Kuin, será transmitida na próxima segunda-feira (19), às 19h, pelo YouTube. A iniciativa é organizada pelo coletivo de artistas independentes Usina das Artes, da praia do Cassino, e reúne uma série de imagens que ocorrem sobre árvores e plantas, acompanhando sons e aromas da floresta. O intuito da ação é reproduzir a arte indígena e sua relação e reconexão humana com a natureza.

Além da projeção, também está marcado um bate-papo sobre a cultura indígena, a vida, a natureza e a luta dos povos na retomada de seus territórios. Os convidados para a conversa são Darci Emiliano, kaingang da Terra Indígena Cacique Doble e doutor em educação ambiental pela FURG; Jane Morais, guarani da Aldeia Pinhalzinho, Planalto (RS), ativista da luta indígena e graduanda em direito pela FURG; e Merong Kamakã, pataxó hãhãhãe, artesão e ativista da luta pelos territórios indígenas na retomada da terra Xokleng Konglui, em São Francisco de Paula (RS).

Com apoio do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil e Este do Uruguay, a atividade pretende oferecer um momento de reflexão sobre as relações humanas com a natureza, educação ambiental e luta dos povos indígenas. 

 

Saiba mais

"Viaje pela Mata" é uma projeção de desenhos e grafismos da etnia Huni Kuin e de outros povos originários, concebida pelo artista gráfico Wagner Passos. No câmpus Pelotas, a atividade foi exibida junto a exposição fotográfica do projeto de extensão "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", coordenado pelo professor Charles Soares Huber. O objetivo era melhorar a água consumida pelos indígenas da Aldeia Altamira, localizada no município de Jordão, no Acre, contribuindo para a diminuição de enfermidades de veiculação hídrica, o êxodo indígena para as cidades e a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin. 

Imagens sobre a projeção holográfica podem ser conferidas no vídeo "Viaje pela Mata". Para saber mais sobre a concepção da obra, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página