Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul assina convênio para viabilizar dupla diplomação com instituição de Portugal
Início do conteúdo da página
internacionalização

IFSul assina convênio para viabilizar dupla diplomação com instituição de Portugal

Convênio foi assinado com o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Na missão em solo português, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, também participou do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, onde apresentou as ações do IFSul no âmbito da internacionalização

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 20h21

Um convênio entre o IFSul e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) permitirá que estudantes de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul possam obter diplomação pelas duas instituições. O acordo de cooperação foi assinado nesta semana, durante missão do reitor Flávio Nunes a Portugal, onde o gestor representou o instituto no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que ocorreu entre 4 a 8 de abril.

Durante o evento, Flávio Nunes fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo instituto no âmbito da internacionalização, destacando os convênios de dupla diplomação com a França por meio do programa Brafitec, a experiência da instituição na oferta dos cursos binacionais de fronteira junto ao Uruguai, e os cursos de idiomas oferecidos à comunidade. 

Além de possibilitar a assinatura do termo de cooperação e da apresentação do instituto, a missão do reitor ao país também foi uma oportunidade para a prospecção de outras possibilidades de dupla diplomação em outras áreas das engenharias e até mesmo de mestrados.

Para dar continuidade a estas possibilidades serão programadas reuniões com coordenadores de cursos superiores e pós-graduações do IFSul com coordenadores correspondentes dos Institutos Politécnicos do Porto (IPP) e de Bragança (IPB).

Na missão, o reitor foi acompanhado do diretor de Assuntos Internacionais do IFSul, Cesar Augusto Azevedo Nogueira.

 

Compromisso firmado - De acordo com o convênio assinado, o IFSul e o IPP poderão possibilitar uma diplomação válida para os dois países. “Assinamos um acordo de dupla diplomação com o IPP para o curso de Engenharia Mecânica, ou seja, nossos alunos que forem para o IPP poderão ter um diploma com validade no Brasil e em Portugal, além de outros países da União Europeia”, destaca o reitor Flávio Nunes.

Para isso, o acordo, que tem validade de cinco anos - e que poderá ser prorrogado a partir de novo compromisso celebrado - , estabelece que ambas as instituições deverão formar comissões especiais, responsáveis por avaliar os planos de estudos dos cursos e elaborar as normativas que viabilizarão, na prática, a cooperação.


O evento - O Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior foi organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança - IPB (Portugal), pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos - Cisp (Portugal) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif (Brasil).

registrado em:
Fim do conteúdo da página