Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul assina convênio para viabilizar dupla diplomação com instituição de Portugal
internacionalização

Convênio foi assinado com o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Na missão em solo português, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, também participou do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, onde apresentou as ações do IFSul no âmbito da internacionalização

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 20h21

Um convênio entre o IFSul e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) permitirá que estudantes de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul possam obter diplomação pelas duas instituições. O acordo de cooperação foi assinado nesta semana, durante missão do reitor Flávio Nunes a Portugal, onde o gestor representou o instituto no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que ocorreu entre 4 a 8 de abril.

Durante o evento, Flávio Nunes fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo instituto no âmbito da internacionalização, destacando os convênios de dupla diplomação com a França por meio do programa Brafitec, a experiência da instituição na oferta dos cursos binacionais de fronteira junto ao Uruguai, e os cursos de idiomas oferecidos à comunidade.

Além de possibilitar a assinatura do termo de cooperação e da apresentação do instituto, a missão do reitor ao país também foi uma oportunidade para a prospecção de outras possibilidades de dupla diplomação em outras áreas das engenharias e até mesmo de mestrados.

Para dar continuidade a estas possibilidades serão programadas reuniões com coordenadores de cursos superiores e pós-graduações do IFSul com coordenadores correspondentes dos Institutos Politécnicos do Porto (IPP) e de Bragança (IPB).

Na missão, o reitor foi acompanhado do diretor de Assuntos Internacionais do IFSul, Cesar Augusto Azevedo Nogueira.

Compromisso firmado - De acordo com o convênio assinado, o IFSul e o IPP poderão possibilitar uma diplomação válida para os dois países. “Assinamos um acordo de dupla diplomação com o IPP para o curso de Engenharia Mecânica, ou seja, nossos alunos que forem para o IPP poderão ter um diploma com validade no Brasil e em Portugal, além de outros países da União Europeia”, destaca o reitor Flávio Nunes.

Para isso, o acordo, que tem validade de cinco anos - e que poderá ser prorrogado a partir de novo compromisso celebrado - , estabelece que ambas as instituições deverão formar comissões especiais, responsáveis por avaliar os planos de estudos dos cursos e elaborar as normativas que viabilizarão, na prática, a cooperação.

O evento - O Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior foi organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança - IPB (Portugal), pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos - Cisp (Portugal) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif (Brasil).