Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul passa a integrar a coordenação de tradicional evento do sul do País voltado ao estudo da obra de Paulo Freire
contribuição acadêmica

Na 24ª edição do “Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire”, professora do IFSul ingressou na equipe interinstitucional responsável pela organização do evento regional

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Criado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 18h40

O IFSul passou a contar com representante na comissão responsável pela coordenação de um dos mais tradicionais eventos acadêmicos do sul do País dedicados ao estudo da obra de Paulo Freire. O ingresso da instituição na comissão interinstitucional se deu com a aprovação da candidatura da professora do IFSul Fabiana Celente Montiel, definida durante a 24ª edição do “Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - fronteiras freirianas”.

O evento deste ano ocorreu em Bagé, no início do mês, e teve como instituição sede a Unipampa. A programação do Fórum, que contou com palestra de abertura proferida por Nita Freire, viúva de Paulo Freire, foi composta por mesas-redondas, conferências e apresentações de trabalhos. Também fizeram parte da programação os círculos dialógicos, nos quais estudantes puderam compartilhar experiências e discutir pesquisas que vêm desenvolvendo sobre a obra freiriana.

Além da definição do IFSul como uma das instituições organizadoras, a 24ª edição do evento também representou um espaço importante de troca de experiências para docentes e estudantes do instituto. “O evento proporcionou a construção coletiva de conhecimento acerca do pensamento de Paulo Freire”, destaca a professora Danielle Müller de Andrade, que integrou a comitiva institucional. Além dela e de Fabiana, a professora Luciane Albernaz de Araújo Freitas também acompanhou o grupo de oito estudantes de pós-graduação e de cursos técnicos do IFSul que apresentaram suas pesquisas no evento.

De acordo com Danielle, o apoio do IFSul, ao viabilizar a ida da comitiva a Bagé, foi fundamental para que o grupo - formado por docentes e estudantes dos câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça - pudesse participar e se motivar a “seguir estudando, pesquisando, estreitando laços e empenhando-se cada vez mais na luta pela transformação da realidade”.

Saiba mais - O “Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire”, idealizado em 1998, é um evento itinerante e permanente de intercâmbio em torno de estudos e pesquisas relacionadas à vida e à obra de Paulo Freire. Ao longo de suas edições, o evento já foi sediado e promovido por diferentes instituições de ensino superior do sul do Brasil.