Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Termina nesta sexta-feira (19), às 16h, o período de inscrições do Vestibular 2023/2 para cursos técnicos do IFSul
reta final

São mais de 900 vagas em cursos técnicos gratuitos ofertados em seis cidades do estado

• Escrito por Gabriela Santos Pereira (estagiária), sob supervisão de Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2023, 12h13
  • Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2023, 12h13

Termina nesta sexta-feira (19), às 16h, o período de inscrições do Vestibular 2023/2 para cursos técnicos do IFSul. Para efetuar a inscrição, o candidato deve fazer o seu cadastro pelo Portal do Candidato e, em seguida, se inscrever para o curso desejado. Cada candidato concorrerá a apenas uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

O início das aulas está previsto para o segundo semestre letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico de cada câmpus.

>> CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

>> ACESSE OS EDITAIS DO VESTIBULAR IFSUL 2023/2

Seleção

A seleção para os cursos técnicos ofertados neste Vestibular será por meio de prova de conhecimentos ou sorteio, dependendo da forma do curso e do câmpus.

A prova de conhecimentos para os cursos com este tipo de seleção será realizada no dia 4 de junho, na cidade do câmpus para o qual o candidato se inscreveu. Já o sorteio para os cursos com este tipo de seleção será realizado no dia 25 de maio, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul, com transmissão ao vivo pelo canal IFSul Transmissões.

Confira nos editais do Vestibular a forma de seleção utilizada para o curso de seu interesse.

Reserva de vagas

O Vestibular IFSul conta com dois sistemas de ingresso: acesso universal (50% das vagas) e acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas (50% das vagas). Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular - em processoseletivo.ifsul.edu.br -, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

Confira os cursos ofertados, escolaridade exigida e forma de seleção:

📌 CÂMPUS BAGÉ

🔸 Curso técnico integrado ao ensino médio - Requisito: Ensino Fundamental completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Informática

📌 CÂMPUS CAMAQUÃ

🔸 Curso técnico na forma subsequente - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: sorteio

📌 CÂMPUS PASSO FUNDO

🔸 Cursos técnicos na forma subsequente - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: sorteio

➡ Manutenção e Suporte em Informática

📌 CÂMPUS PELOTAS

🔸 Cursos técnicos integrados ao ensino médio - Requisito: Ensino Fundamental completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Design Gráfico

➡ Design de Interiores

➡ Eletrônica

➡ Química

➡ Eletromecânica

🔸 Cursos técnicos na forma concomitante - Requisito: Ensino Médio completo ou a primeira série do Ensino Médio concluída | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Eletrônica

➡ Mecânica

🔸 Cursos técnicos subsequentes - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Química

➡ Telecomunicações

📌 CÂMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO

➡ Sistemas de Energia Renovável

➡ Gastronomia (UTU Uruguai)

📌 CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

➡ Refrigeração e climatização

IFSul está com inscrições abertas também para Vestibular voltado a cursos superiores

Além do processo seletivo voltado a cursos técnicos, o IFSul também está com inscrições abertas do Vestibular para cursos superiores. São 161 vagas em cursos de graduação gratuitos ofertados em cinco cidades do estado. As inscrições se estendem até o dia 25 de maio, às 16h.

>> Saiba mais sobre a seleção para os cursos superiores e inscreva-se