Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto que incentiva a coleta seletiva no IFSul ganha reconhecimento internacional
Últimas notícias

Trabalho na área de reciclagem e meio ambiente foi apresentado em congresso na capital cubana

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 08h43
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2016, 16h35

O dia a dia de uma cooperativa de reciclagem, registrado em fotografias sensíveis por servidores do IFSul, ganhou reconhecimento internacional. O trabalho sobre o projeto de extensão “Mostra Fotográfica Multimídia: Visitando a Cooperativa Fraget-Cootafra” foi apresentado no 10º Congresso Internacional de Educação Superior em Havana, Cuba, no dia 18 de fevereiro. Além de incentivar a coleta seletiva na instituição, o projeto propunha uma reflexão sobre a questão do lixo e seus aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais.

Além da apresentação, o catálogo fotográfico-pedagógico, publicação gerada por meio do projeto, que já vinha sendo apresentado a outros institutos federais como exemplo de boa prática de gestão, foi distribuído aos participantes da oficina "Universidad, Medio Ambiente, Energía y Desarrollo Sostenible" durante o Congresso. A representante do projeto no evento foi a servidora Débora Cristina Secchi.

Originado a partir do trabalho de servidores envolvidos no Núcleo de Gestão Ambiental (Nugai) da Reitoria, o projeto de extensão buscou uma articulação entre o fazer institucional e sua interação com a comunidade interna e externa da instituição. De acordo com Débora, o reconhecimento do trabalho pela comunidade acadêmica internacional é importante para incentivar as ações de extensão dentro do IFSul, as ações dos Nugais e o envolvimento dos servidores técnico-administrativos em ações de extensão e de capacitação que proporcionem novas experiências visando à transformação social e proponham soluções para os problemas socioculturais e socioambientais.

“A participação no Congresso permitiu a socialização do conhecimento produzido no IFSul, ao mesmo tempo em que servirá para avaliação e aprimoramento do projeto como método inovador de aprendizagem em educação ambiental”, destacou a servidora. Segundo ela, a apresentação do trabalho no evento vai ao encontro das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSul, como alcançar 100% de coleta seletiva no instituto, viabilizar a participação de, no mínimo, 10% de servidores efetivos e de estudantes em eventos acadêmicos nacionais e internacionais e aumentar, no mínimo, 10% ao ano a produção acadêmica qualificada dos servidores e estudantes.

Também integraram a realização do trabalho Daniel Vieira Essinger e Clarissa Felkl Prevedello.

Saiba mais

As fotografias que compuseram a exposição, realizada em outubro de 2014, foram feitas em visitas à cooperativa de reciclagem Fraget-Cootafra, que reúne as Vilas Farroupilha, Real, Aurora, Guabiroba, Esperança e Treptow de Pelotas. As imagens, feitas pelos extensionistas e pelos próprios cooperativados, retratam o dia a dia dos trabalhadores e os processos por que passa cada tipo de resíduo. O som do ambiente de trabalho da cooperativa também fez parte da mostra, ambientando os visitantes ao tema das fotografias.

A ideia da exposição foi concebida em meio às atividades de implantação da Coleta Seletiva Solidária no ambiente de trabalho. Além da Reitoria, a mostra passou por escolas de ensino fundamental dos bairros envolvidos no projeto, onde foi associada a oficinas sobre fotografia e a visitas guiadas à cooperativa.