Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Iniciativas culturais realizadas no câmpus Bagé integram publicação

Iniciativas culturais realizadas no câmpus Bagé integram publicação

Revista Diálogos Culturais, lançada em junho, aborda ações realizadas na cidade de Bagé

• Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 17h58
  • Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2016, 11h07

Os trabalhos desenvolvidos no câmpus Bagé na área cultural têm recebido destaque na região. Na revista Diálogos Culturais, concebida de forma interinstitucional entre o curso de Letras da Unipampa e o câmpus Bagé, diferentes iniciativas realizadas pelo IFSul integram a publicação. A revista, lançada na segunda quinzena de junho, é o produto final de ações culturais e artísticas desenvolvidas na cidade em 2015 e traz textos e imagens produzidos pela equipe do projeto.

>>> Ei, você participa de ações culturais nos câmpus do IFSul? Escreva para ccs@ifsul.edu.br e compartilhe as novidades dessas iniciativas conosco!

A criação de espaços para a socialização de experiências na arte e na cultura, dialogando com a diversidade e com as diferentes manifestações culturais da cidade, foi, de acordo com Lisandro Moura, coordenador da ação e professor de sociologia do câmpus Bagé, o que orientou a concepção da revista. “O nosso interesse, neste projeto, foi criar novas dinâmicas para o fazer cultural na cidade, levando em conta a parceria, a cocriação e a partilha dos resultados com a comunidade”, destacou, lembrando que a publicação também ajudou a impulsionar, por meio do fortalecimento interinstitucional, as atividades já em desenvolvimento no câmpus.

Iniciativas desenvolvidas no câmpus integram publicação

O próprio convite para Lisandro coordenar as ações que culminariam na publicação da revista, pertencente a um projeto de escrita colaborativa da Unipampa, surgiu por seu envolvimento com iniciativas na área cultural realizadas no câmpus. Com a oportunidade, algumas ações desenvolvidas no IFSul foram selecionadas para integrar a revista. Conheça algumas delas:

- Viagem intercultural a São Miguel das Missões – projeto com foco nos estudos da diversidade cultural brasileira, tendo como um dos enfoques a cultura ameríndia no Brasil e no Rio Grande do Sul.

- Circo intercultural: o encontro do palhaço com os quilombolas de Aceguá – evento realizado em 2015 em parceria com o Teatro VagaMundo, de Santa Maria, para a valorização da diversidade cultural e a promoção do acesso à arte por parte de comunidades tradicionais.

- Palestra sobre Midialivrismo – palestra com produtores da revista digital O Viés. No encontro, foram discutidos temas como mídia livre, cultura colaborativa, mídia-ativismo, jornalismo cidadão e economia solidária.

- Debate sobre Culturas Juvenis – debate com professores convidados sobre juventude, cultura remix e escola contemporânea.

- Evento Tambor, Canção e Poesia – evento sobre cultura afro-brasileira, no qual foram realizadas palestras sobre o assunto, oficina de ritmos afro-gaúchos e show com membros do curso de licenciatura em música da Unipampa.

Trabalho com estudantes do câmpus já originou outra publicação

Essa não é a primeira vez que iniciativas desenvolvidas no câmpus originam uma publicação impressa. A revista “Histórias de Trabalho em Bagé: figurações, memórias e afetos”, lançada no final de 2015, nasceu de forma despretensiosa nas aulas de sociologia para as turmas dos sextos semestres.

Após estudarem o trabalho como fenômeno sociológico, os estudantes realizaram entrevistas e observações com pessoas da cidade que tinham histórias interessantes sobre como vivenciavam em sua vida cotidiana as experiências de trabalho. Mais de cem alunos participaram da atividade, e 18 textos literários, escritos por 22 estudantes, foram selecionados para compor a revista.

“Muitos não imaginavam que esse trabalho de sala de aula pudesse se tornar público mediante uma publicação em revista impressa”, conta Lisandro. O professor lembra que, além da experiência de publicar uma revista impressa, os alunos também puderam vivenciar o lançamento da publicação, quando, além de dar autógrafos, falaram sobre o processo de escrita e de observação e entrevista.

Foto 2 - Coordenadora do LAB, professora Clara Dornelles, ao lado do coordenador e organizador da revista, professor Lisandro Moura - Foto Giuliana Bruni

Foto 4 - Revista Histórias de Trabalho em Bagé - Foto Lisandro Moura