Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do câmpus Sapiranga iniciam atividades no novo bloco de oficinas na volta às aulas
Últimas notícias

Novo prédio, dedicado às aulas práticas, atenderá cerca de 200 estudantes

• Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 15h33
  • Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2016, 17h56

As aulas práticas dos cursos do câmpus Sapiranga não serão mais as mesmas a partir desta semana. Na volta às aulas, nessa segunda-feira (1º), os estudantes já começaram a utilizar o tão aguardado bloco de oficinas do câmpus, que atenderá as necessidades pedagógicas de cerca de 200 estudantes, de oito turmas, nas áreas de mecânica, eletricidade, eletrônica, informática e automação.

O projeto, desenvolvido pela Coordenadoria de Projetos da Diretoria de Projetos e Obras (DPO) com base em demandas e solicitações da área de ensino do câmpus, conta com laboratório de automação, laboratório de eletroeletrônica, laboratório de ensaios mecânicos, laboratório de informática, pavilhão para as aulas práticas de mecânica e área externa coberta para aulas com soldas, além de sanitários.

Com uma área total de 736,17m², o prédio receberá os cursos de eletromecânica, eletroeletrônica e informática. De acordo com o engenheiro civil e coordenador de Fiscalização da DPO, Carlos Francisco Oliveira Plá, “com a área externa pavimentada, agrega-se um maior espaço de estacionamento e avança-se no cercamento da área de propriedade do instituto, propiciando maior segurança aos alunos e servidores”.

Volta às aulas com brilho no olho

No primeiro dia de volta às aulas, o novo prédio já foi motivo de euforia no câmpus. Além de uma das turmas que já teve aulas práticas nas ligações de tornos mecânicos nessa segunda-feira, outros estudantes também já estão sentindo o gostinho de desfrutar da nova estrutura. De acordo com o diretor-geral do câmpus Sapiranga, José Itturriet, “os coordenadores dos cursos estão levando os alunos para visita ao prédio e, nos momentos em que estivemos juntos, percebemos no olhar dos alunos a alegria de ver mais uma etapa de ampliação do câmpus concretizada”.

O novo bloco faz parte da segunda etapa de crescimento da infraestrutura do câmpus e, segundo o diretor, tem um enorme significado para a formação dos alunos. Para Itturriet, esse novo espaço vai ao encontro da missão do IFSul e amplia a sua importância nas comunidades em que se insere.

Novo prédio fruto de um trabalho coletivo

No dia 21 de julho, a Comissão de Fiscalização, da Coordenadoria de Fiscalização da DPO, efetuou o recebimento provisório do bloco oficinas do câmpus, possibilitando a utilização do prédio já no reinício das aulas neste mês.

O trabalho coletivo para a construção do novo prédio, no entanto, fez parte de todo o processo de concepção do bloco. Quando houve a definição dos primeiros cursos técnicos que seriam ofertados pelo câmpus, através de audiências públicas, o diretor-geral do câmpus conta que, em diversas oportunidades, foram tratadas junto à DPO das necessidades de infraestrutura civil demandada para essas formações. “Deixamos o agradecimento pelo apoio que recebemos das pessoas que atuam na estrutura da Reitoria e dos demais câmpus, em prol do bem coletivo”, destaca o diretor.

* Fotos: Diretoria de Projetos e Obras