Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Defesa da educação profissional é pauta de mobilização nesta quinta-feira (29)
Início do conteúdo da página
mobilização

Defesa da educação profissional é pauta de mobilização nesta quinta-feira (29)

A partir da Carta de Vitória, documento produzido por dirigentes da Rede Federal em defesa da educação no Brasil, institutos federais do país marcam mobilização

  • Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 01h01
  • Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 01h01

Os rumos da educação profissional no Brasil foram uma das pautas mais discutidas durante o maior evento de gestão da Rede Federal. A 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, reuniu, até essa terça-feira (27), gestores de todo o país para o compartilhamento de experiências comuns e para o planejamento de ações. Entre os pontos altos do evento, destacou-se a publicação da Carta de Vitória, documento em defesa da qualidade da educação no Brasil, no qual os dirigentes da Rede Federal posicionaram-se frente à situação do país, especialmente no âmbito da educação profissional. Leia a íntegra do texto aqui.

Além de apresentar a dimensão da Rede Federal em números, citando as 650 unidades presentes em 568 municípios de todo o Brasil, a Carta de Vitória destaca o foco do trabalho desenvolvido nas instituições: a execução de políticas públicas educacionais voltadas ao mundo do trabalho e à perspectiva humanística. Pelo caráter público da Rede Federal, o documento também evidencia o compromisso das instituições com a “inclusão social e a formação integrada de mais de um milhão de jovens e adultos, em toda diversidade, em especial, os menos favorecidos”.

Ao destacar a necessidade de a educação ser entendida como política de Estado, transcendendo a quaisquer governos, a carta afirma o posicionamento dos dirigentes frente aos seguintes tópicos: a edição da medida provisória 746 de reformulação do ensino médio; a proposta de emenda à Constituição 241, que fixa os limites de investimentos, atingindo a manutenção e a expansão da Rede; o projeto de lei 257, que propõe cortes aos direitos trabalhistas; o quadro orçamentário e financeiro de 2016; e a Lei Orçamentária Anual 2017, que não contempla a proposta apresentada pelo Conif para assegurar o funcionamento da Rede.

Dia 29 de setembro: Mobilização - Em busca de uma resposta coletiva da Rede frente às deliberações políticas sobre a educação profissional, os dirigentes da Rede Federal definiram esta quinta-feira (29) como dia de mobilização nas instituições. Entre as sugestões de intervenções trazidas no encontro, os participantes citaram a possibilidade de mobilização nas redes sociais em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pela Rede Federal, bem como ações e atividades específicas a serem propostas por cada câmpus das instituições.

Fim do conteúdo da página