Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ansiedade e alegria marcam a abertura dos JIFs 2016
jogos dos institutos federais

Ansiedade e alegria marcam a abertura dos JIFs 2016

O IFSul leva 75 atletas para disputar os Jogos das Instituições Federais

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 16h18

Uma noite para celebrar o esporte. Esse foi o clima na abertura da sexta edição dos Jogos das Instituições Federais (JIF nacional 2016). Com muita energia, e com a batucada da banda de percussão brasiliense Batalá, cerca de 1500 atletas de 35 institutos, foram recepcionados no Campus Taguatinga, do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Durante a cerimônia, os alunos apresentaram suas delegações e trouxeram também os seus gritos de guerra, torcidas vibrantes, sotaques diversificados, e principalmente, a concentração necessária para disputar as partidas que iniciam hoje.

As boas-vindas foram dadas pelos reitor do IFB, instituição sede do evento, Wilson Conciani. “Não se pode pensar em educação sem pensar em arte, cultura, esportes; que contemplam a necessidade do nosso corpo, nosso físico. Estamos aqui hoje representando uma rede, que possui mais de 600 campi em todo País”, disse o reitor.

Organizador geral do JIF nacional 2016, o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde inicialmente seriam realizados os jogos desse ano, Roberto Gil Rodrigues Almeida deixou um recado caloroso para os atletas: “Nesses tempos difíceis, nós só nos tornaremos mais fortes com união. Esporte, apesar de ser uma disputa, ela é só naquele momento. Depois, todos se unem. Só com a união dos nossos alunos e servidores é que conseguiremos manter a Rede Federal. Temos que fazer disso a nossa bandeira, para mantermos os institutos federais”, encerrou o reitor.

O Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado afirma a importância do JIF nacional. “É uma importante ação porque reúne os alunos, não só em questões técnicas, mas na formação dos cidadãos para a vida. Os esportes ensinam os alunos a se articular, a trabalhar junto, a ter liderança, isso vai impulsionar eles em qualquer instância”, finalizou.

Rumo a Brasília: IFSul leva 75 atletas para a etapa nacional dos JIFs

A cobertura dos JIFs 2016 está sendo feita com a ampla colaboração dos atletas do IFSul e pode ser conferida no twitter.com/IFSul_oficial.

Confira as fotos dos JIFs no facebook!

Quem compete hoje

Vôlei Masculino – 12h

IFSul X IFRN

Atletismo - 14h

Salto triplo

Arremesso de peso

Futsal Feminino - 14h

IFSul X IFTO

Vôlei de duplas - 15h30min

IFSul X IFRO

Confira a programação completa aqui!

Fonte: Comunicação oficial do JIF nacional 2016.

Fotos: Saulo Cruz.