Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Sempre tive o sonho de fazer mecatrônica. Quando vi que tinha esse curso gratuito no IFSul, vim correndo para cá!”
vestibular de inverno ifsul

Quer fazer o Vestibular de Inverno do IFSul? Confira o depoimento do Voldinei da Costa, do câmpus avançado Novo Hamburgo, sobre como o IFSul trouxe novas oportunidades para sua vida

• Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 17h36
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 10h08

As pré-inscrições para o Vestibular de Inverno do IFSul estão abertas até o dia 31 de maio e, para mostrar aos candidatos as possibilidades que o instituto oferece, nada melhor do que conhecer a experiência de quem já estuda na instituição. Por isso, convidamos alunos de cursos técnicos do IFSul para compartilhar as suas vivências com quem planeja buscar uma vaga nesse Processo Seletivo.

Quem traz seu depoimento hoje é o Voldinei Vargas da Costa, de 43 anos, estudante do terceiro semestre do curso técnico subsequente em mecatrônica no câmpus avançado Novo Hamburgo. Ele nos conta as oportunidades que se abriram para ele depois de ingressar no IFSul e como o instituto traz novas perspectivas profissionais e pessoais para sua vida.

Confira abaixo o relato do Voldinei!

Realização de um sonho

“Eu sempre tive esse sonho de fazer mecatrônica, mas era um curso caro. Quando vi no jornal que tinha um curso de mecatrônica gratuito em Novo Hamburgo, do IFSul, e que precisava apenas fazer vestibular, vim correndo para cá.”

LEIA TAMBÉM:

“O IFSul me ajudou a aprender coisas que eu não teria a oportunidade de aprender em outro lugar”

Novas possibilidades para o futuro

“Estudar aqui me deu a possibilidade de escolher seguir como autônomo, montando uma oficina mecatrônica, mas também me permite a possibilidade de trabalhar em uma empresa. O IFSul é uma instituição seríssima, e os professores estão plenamente focados em oferecer a melhor educação em questão de qualidade. Ao levarmos o nome da instituição, é importante darmos esse feedback: recebemos uma educação de qualidade gratuita e devolvemos um bom aluno e um bom futuro profissional para a sociedade.”

Fazendo a diferença na comunidade

“Eu participei de um curso de extensão que levava aulas de robótica para as crianças do ensino fundamental de escolas de Novo Hamburgo.  A gente colocava sensores ultrassônicos, de cor e de luminosidade nesses robozinhos, que funcionavam a partir de um servo motor, possibilitando dar ao robô o movimento desejado. As crianças ficaram encantadas!”

Recado para os candidatos

“Eu sou um propagandista da instituição! O curso tem altíssima qualidade, está com uma estrutura boa. Eu faço muita propaganda do curso porque realmente vale a pena estudar no câmpus Novo Hamburgo.

Se o aluno levar a sério e estudar, ele terá a opção de trabalhar em quatro ramos diferentes: mecânica, eletrônica, robótica e informática. São quatro super cursos em um único curso. O estudante tem a condição de colocar em prática o sonho de montar a sua própria metalúrgica, de montar uma empresa de produtos robóticos ou de montar um braço mecânico. É o início, o pontapé de uma vida científica.”

Dica de preparação para a prova

“A preparação é a mesma do Enem. A dica é ir tranquilo! E, no final de dois anos, tu vais te formar técnico em mecatrônica, que é um curso muito valorizado pelo mercado de trabalho, muito mesmo.”

VOCÊ TAMBÉM QUER TER UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO?

Assim como o Voldinei, você também pode descobrir um mundo de possibilidades para a sua formação. Participe do Vestibular de Inverno do IFSul! As pré-inscrições estão abertas até o dia 31 de maio no site do Processo Seletivo. Após esse período, os candidatos deverão retornar ao site para realizar a confirmação da inscrição, que acontece de 1º a 7 de junho.

As vagas deste vestibular serão para os câmpus Bagé, Camaquã, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Clique aqui para conferir o quantitativo de vagas, os cursos participantes e o edital completo do Vestibular!

As provas do Vestibular de Inverno do IFSul estão marcadas para o dia 25 de junho e terão duração de três horas.